viernes, 25 de noviembre de 2016

TURISMO: O que conhecer?

Trata-se de uma região essencialmente comercial, com áreas industriais e residenciais. Mas, além de ser um dos polos comerciais mais importantes da cidade, o bairro tem uma importância cultural e histórica muito grande para a capital paulista. No Bom Retiro encontram-se diversos lugares considerados atrativos turísticos, dos quais citaremos alguns a continuação:

Museu de Arte Sacra e Mosteiro: É onde fica um dos mais representativos acervos do patrimônio sacro brasileiro. Quem entra no prédio, logo é tomado pela atmosfera espiritual do lugar. O silêncio só é quebrado pela voz dos monitores que explicam sobre as 800 peças em exposição, entre elas, quatro mil vindas das principais igrejas e das mais peculiares capelas do Estado de São Paulo e do Brasil. As relíquias da arte barroca, que datam do século XVI até os dias atuais, são pratarias e ourivesaria religiosas, pintura, mobiliário, retábulos, altares, vestimentas sacras e livros litúrgicos raros. A coleção de lampadários só é menor que a dos Museus Vaticanos.

Fonte: https://chicoandrade.wordpress.com
   
Memorial da Resistência: O projeto do Memorial foi elaborado em 2007 por museólogos e historiadores, em parceria com educadores da Pinacoteca do Estado, apresentando o conceito gerador da exposição de longa duração e, também, o delineamento de seu programa museológico.
Os “espaços de memória” são hoje espaços públicos resultados de políticas de memória empreendidas em torno da temática das necessárias reparações às vítimas e à sociedade pelos crimes cometidos pelas recentes ditaduras, tanto na América Latina como em outros lugares do mundo. De modo geral, a proposta social destes lugares é estabelecer um vínculo entre as experiências do passado e da vida cotidiana atual; proporcionar conhecimento a respeito do que se sucedeu, por via da documentação histórica recolhida, atribuindo destaque aos testemunhos e, por fim, promover ações que colaborem para a sensibilização da importância do exercício da cidadania, da democracia e do respeito aos direitos. 

Fonte: https://catracalivre.com.br

Parque da Luz: Foi o primeiro parque de São Paulo, idealizado em 1798/99 para servir de Jardim Botânico da Luz, mas sendo instituído somente em 1825, sendo o único ponto de lazer naquela época, quando a cidade ainda apresentava muitos aspectos provincianos.

Hoje em dia, é um pedaço de tranquilidade dentro do movimentado centro de São Paulo. Uma vez dentro, parece que se é transportado para longe de toda barulheira e agitação da metrópole, tendo uma oportunidade de se sentar, apreciar a paisagem e ficar perto da diversificada fauna do parque.


Fonte: https://catracalivre.com.br/sp/lugares/parque-da-luz-2/

Pinacoteca do Estado de São Paulo: Projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo em 1895. Na época foi construido para abrigar o Liceu de Artes e Oficios, instituição que formava técnicos e artesãos da cidade. A Pinacoteca do Estado conta hoje com dez salas que se dividem para abrigar o acervo com cerca de cem mil obras e um espaço da reserva técnica, no qual ficam peças em restauração, em catalogação, ou fora de exposição.
A área também oferece um delicioso café, do lado de fora, proporcionando almoços ao ar livre com vista para o Parque da Luz.


Fonte: https://catracalivre.com.br/sp/tag/pinacoteca/

No hay comentarios.:

Publicar un comentario